Após um ano de investimentos em seu Centro Cultural de São Paulo, o Banco do Brasil consegue ao mesmo tempo um excelente retorno de imagem e a aprovação de artistas e do público freqüentadorPor Sílvio Crespo
Retorno de R$ 20 milhões em publicidade espontânea, para um investimento total de R$ 12,5 milhões. O sucesso obtido pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo traz benefícios incomensuráveis para imagem da empresa que mantém a entidade. Contudo, não poderia ser diferente. Após completar um ano de funcionamento em 21 de abril último, o CCBB, como é conhecido, atinge números de dar inveja a muitas secretarias de cultura.
Envolvimento com a cultura
A contribuição para a cultura nacional é refletida nos benefícios gerados tanto para o público como para os artistas, cuja qualidade dos trabalhos foi ratificada pelos inúmeros prêmios recebidos. Trata-se de uma estratégia realmente eficaz de patrocínio.
O forte envolvimento do CCBB com a cultura brasileira pode ser verificado em uma série de ações focadas em gerar benefícios para o público e para os artistas, centradas em atrair um número razoável de visitantes e manter um alto nível de qualidade.
Preços populares
Em um ano, o CCBB recebeu um público aproximado de 300 mil visitantes, em média 1200 por dia, que assistiram a um total de 287 eventos nas mais variadas áreas culturais. O sucesso de público deve-se, principalmente, à política popular de preços adotada pela entidade.
A entrada é franca nas áreas de exposições, idéias (rodas de leitura,debates, palestras, workshops) , programação da sala de vídeo, programa educativo e oficinas de criação. Em música e dança, os ingressos variam de R$ 3,00 (meia-entrada) a R$ 6,00; espetáculos teatrais, de R$ 7,00 (meia-entrada) a R$ 15,00. Outro destaque da política de preços do Centro Cultural é a instituição do Cinepasse, uma credencial válida por trinta dias, com o preço de um ingresso, R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia entrada).
Aprovação
Os freqüentadores mostraram-se bastante satisfeitos com os eventos: deram a nota 4,72, de um máximo de 5,0. A monitoria recebeu 4,54. Além disso, o conforto para o público não foi deixado de lado. O grau de satisfação do público, com relação às instalações, ficou entre ótimo e bom nas três áreas avaliadas (teatro, sala de vídeo e cinema).
Artistas reconhecidos
Para os artistas, o CCBB de São Paulo deu a oportunidade de desenvolver trabalhos de qualidade, reconhecidos pelo público e crítica. O Centro Cultural patrocinou projetospremiados, como o espetáculo teatral ?Pólvora e Poesia? (trêsprêmios Shell – autor, diretor e ator) e a exposição ?OEsplendor dos Contrários?, do artista plástico Arthur Omar (prêmio de melhor exposição de fotografia de 2001, concedido pela Associação Paulista de Críticos de arte). A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – deu o prêmio dePublicação Especial, pela publicação do livro Pujol, Concreto e Arte.
Imagem
Todas essas iniciativas do CCBB contribuíram para o reconhecimento da entidade por parte da comunidade e de instituições paulistas. Os críticos da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) concederam ao CCBB o título de melhor instituição cultural de 2001. A Associação Comercial de São Paulo concedeu o prêmio Marco Histórico no Centro e a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial deu o prêmio depublicação especial, pela publicação do livro Pujol, Concreto e Arte.
Com todas essas premiações, somadas ao retorno de publicidade espontânea, o CCBB de São Paulo demonstra os benefícios concretos, medidos em números, que uma empresa pode obter ao investir em cultura. Estabelecendo um vínculo duradouro com a comunidade, foi possível contribuir simultaneamente para cultura paulistana e para a imagem do Banco do Brasil.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.